Quer emagrecer de forma rápida, acelere seu metabolismo!

Por Glaydson Fermino em 7 de dezembro de 2016

Emagrecer de forma saudável associada a uma alimentação correta à prática de atividades físicas regulares que aceleram o metabolismo e a queima de calorias. Veja alguns dicas para melhorar o metabolismo:

Beba mais água
A água gera calor pelo organismo, esse fenômeno se chama termogênese. Estudos mostram que beber mais água a acelerar o metabolismo e a queimar mais calorias.
Dica: mantenha sempre uma garrafa de água por perto durante o dia

Faça exercícios aeróbicos
De 30 a 45 minutos contínuos por aula é a duração recomendada quando o objetivo é perda de gordura, isso ajuda a aumentar a taxa metabólica basal, elevando a sua temperatura interna e criando micro inflamação, que para se recuperar, o seu corpo acaba usando as fontes de energia extra. Você deve praticar algum tipo de exercício aeróbico pelo menos duas vezes por semana para manter o seu metabolismo acelerado.
Dica: Ao invés de subir de elevador, utilize as escadas e procure realizar mais atividades a pé

Mantenha uma alimentação regular
Coma de maneira fracionada e optando por um menor volume de alimentos em cada refeição. Quando você demora para se alimentar, o organismo desacelera o metabolismo e armazena reservas de gordura como fonte de energia.
Dica: Coma de três em três hora e controle a ingestão de calorias.

Aumentar a ingestão de fibra solúvel
As fibras estabilizam os níveis de açúcar no sangue, diminui a vontade de comer toda hora e mantém seu metabolismo a todo vapor.
Dica: Tente consumir pelo menos 30 gramas de fibra por dia.

Inclua cafeína e chá verde na dieta
Os compostos bioativos presentes nessas substâncias podem ativar vias metabólicas importantes na eliminação dos estoques de gordura.

Faça musculação
Quanto mais músculos você tem, maior e mais rápido é o gasto calórico, e isso é independente do seu nível de atividade, da sua idade, etc. Os músculos são tecido vivo e estão lá para trabalhar para você, queimando calorias 24hs por dia.

Aproveite o Sol
A vitamina D é essencial para a preservação muscular e como já vimos, o músculo é um forno queimador de calorias.

Sem estresse
A ansiedade contínua pode fazer seu organismo liberar cortisol em excesso. O cortisol a mais estimula o acúmulo de gordura abdominal e isto ocorre porque o hormônio mobiliza o glicogênio, forma de açúcar guardada no fígado, que vira açúcar na circulação sanguínea e como ele não é utilizado, passa a ser depositado no abdômen.

Durma bem
Ficar sem dormir provoca resistência à insulina, o que interfere na forma como o metabolismo processa a gordura e que pode causar ganho de peso. É no sono que o corpo libera o hormônio do crescimento, fundamental para manter a massa muscular.

Evite bebidas alcoólicas
O álcool diminui a capacidade do corpo de queimar gordura, diferente do carboidratos e gordura, o álcool não pode ficar armazenado e, como ele é tóxico, nosso corpo tem que se livrar dele o mais rápido possível, isso significa que este processo tem prioridade máxima, deixando a gordura e carboidratos de lado.